Lentes com filtro de luz azul: Conheça os benefícios para sua visão.

Cada vez mais as pessoas têm passado seu tempo olhando para telas coloridas e em ambientes de luz artificial. A exposição à luz azul tem se tornado crescentemente habitual devido às fontes de luzes modernas como, por exemplo, a radiação emitida por meio das telas de dispositivos eletrônicos como celulares, tablets e computadores.

Expostos a essa luz e a longos períodos, os olhos são os mais prejudicados. A longo prazo, danos fotoquímicos podem ocorrer a retina e também dar início a um risco a uma degeneração macular com o passar do tempo.

Existem dois tipos de luz azul, são eles: a luz azul turquesa e a luz azul violeta.

A luz azul violeta é a que esta nos aparelhos eletrônicos que usamos diariamente como os celulares. Prejudicial aos olhos, essa luz também impede a produção do hormônio da melatonina. Este que é o responsável para indução do sono.

À vista disso, a luz azul turquesa é aquela produzida naturalmente devido à luz do sol. Em condições naturais, a luz do sol tem parte azulada que faz com que as pessoas fiquem despertas. Assim, ao entardecer, e a luz do sol se dispersar em tom azulado, a produção de melatonina começa a aumentar, chegando a um pico antes de dormir. Por isso, deve-se evitar o uso desses aparelhos antes de dormir, pois o corpo entende que ainda é de dia e estamos acordados. Como consequência disso, surge a insônia.

São alguns efeitos prejudiciais da luz azul

A exposição à luz azul artificial afeta muito a saúde. À medida em que a exposição natural à luz azul durante o dia beneficia a disposição, o estado de alerta e o humor, essa mesma exposição, prolongada à luz azul derivada de tecnologias, afeta o ritmo circadiano, causando vários efeitos prejudiciais como irritação e cansaço nos olhos.

Esse excesso de frações de luz ultravioleta e azul violeta pode causar lesões aos olhos. Como também, originar alguma inflamação da conjuntiva e da córnea, produzindo lesões no cristalino do olho, como a conhecida catarata.

Como os eletrônicos estão mudando nossa visão

As telas digitais por meio de smartphones, tablets e computadores não estão mudando somente o espectro de luz a que a pessoa se expõem, mas também o comportamento visual das pessoas. Percebe-se que se tem passado longos tempos olhando as coisas “de perto”, mais do que se fazia antes. Essa tendência do mundo moderno, já tem afetado as crianças em idade escolar. O aumento de casos de miopia tem crescido bastante. Conforme ressalta o médico Psiquiatra José Belizário Filho, em entrevista concedida à Revista Encontro, em uma matéria sobre hábitos infantis: “O pior emissor dessa luz azul que atrapalha o sono são esses aparelhos, que sempre usamos muito perto dos olhos.”

O médico também chama atenção para o fato que as pessoas estão dormindo menos. Uma das causas para esse acontecimento é o efeito que a luz azul emitida de maneira quase imperceptível pela maioria dos aparelhos, o que deixa o usuário mais inquieto.

A chamada tensão digital nos olhos é característica desse comportamento. Quando se está olhando fixamente para as telas digitais naturalmente se pisca menos. Com isso, o líquido lacrimal vai hidratar menos a córnea. Desse modo, pode ocorrer tensão e cansaço ocular e até mesmo comprometimento da visão. Por esse motivo, uma excelente maneira de evitar que essa luz azul ruim prejudique os olhos é o uso de óculos com filtro de luz azul.

Óculos com filtro de luz azul

Fazer o uso de óculos com filtro de luz azul é de grande importância, mesmo quando não se tenha grau. Pois, efeitos como: dores de cabeça constantes, fadiga ocular e visão embaçada são provenientes dessa exposição diária aos aparelhos eletrônicos.

Por essa razão, cada vez mais os profissionais de saúde estão recomendando que se use uma proteção para os olhos contra raios nocivos. Para isso, as lentes para óculos que contam com a tecnologia com filtro de luz azul são as mais indicadas.

Também conhecida como Blue Light, esse tipo de lente filtra a luz violeta prejudicial aos olhos, impendindo-a que chegue até a retina. Isto é, as lentes com filtro azul bloqueiam a luz violeta nociva e deixam somente passar a luz turquesa sendo a boa para a visão. A partir do uso dos óculos com lentes de filtro de luz azul, além dos benefícios e cuidados com a saúde da visão disponibilizado por essa tecnologia, também se enxerga com melhor nitidez.

São alguns benefícios dos óculos com lentes com filtro de luz azul:

Diminuição da fadiga ocular;

Redução de dores de cabeça;

Melhora na qualidade do sono;

Evita efeitos nocivos a longo prazo na retina.

Com atuação no mercado desde 1990, as Óticas Ronaldo são uma marca genuinamente familiar e de expressão regional. Aliando tecnologia, laboratórios próprios e um atendimento qualificado, proporcionamos qualidade para os seus olhos. Além disso, as Óticas Ronaldo possuem técnicos especializados e várias lojas para melhor atender, sendo 4 lojas físicas em Sete Lagoas e 1 em  Lagoa Santa.

Gostou do artigo e quer saber mais?  Deixe seu e-mail e receba mais informações sobre a lente de filtro azul e nossos produtos e serviços.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *