Lentes multifocais: quais as principais diferenças?

As lentes multifocais foram desenvolvidas para atender a um grupo de consumidores que necessitavam de tipos diferentes de lentes. 

Eles necessitam enxergar objetos em distâncias distintas, e que isso fosse possível, era necessário a troca constante de óculos. 

Com as lentes multifocais, foi possível ajustar a visão para mais de um tipo de campo de visão, sem que fosse necessário a troca constante de óculos. 

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe conosco o artigo especial que a Óticas Ronaldo preparou para você!

 

O que são lentes multifocais?

As lentes multifocais ou lentes progressivas, possuem essa designação por possibilitar múltiplos campos visuais, corrigindo a visão para perto, intermediário e para longe.

Elas foram projetadas para o uso diário e constante. 

A anatomia da lente funciona da seguinte forma: 

  • A parte inferior da lente atende ao campo de visão para perto, com um  foco em leitura, e outras atividades necessárias;
  • Já o campo de visão intermediário, localizado no meio da lente. 
  • Na parte superior da lente, está o campo de visão para longe, permitindo ter uma visão mais clara para objetos e pessoas que estão à distância.

É necessário um tempo de adaptação na troca para lentes multifocais, devido ao campo de visão progressivo. 

 

O que diferencia as lentes multifocais dentro deste mercado?

As lentes multifocais se destacam no mercado em comparação às lentes tradicionais bifocais, pois sua combinação única de campos de múltipla visão, permitem a visualização clara de imagens em diferentes distâncias.

Além disso, elas possuem uma mudança gradual de potência entre um ponto e outro, em toda a superfície da lente, enquanto as lentes bifocais possuem duas únicas potências.

Dessa forma, as lentes multifocais garantem uma visão clara de todos os pontos observados, independente da distância do objeto.

 

Para quem essas lentes são indicadas?

As lentes progressivas são indicadas para consumidores com diagnóstico de presbiopia, que é uma condição que aparece no decorrer na idade, a partir dos 40 anos, onde os olhos não conseguem focar em objetos que estão mais próximos.

O uso não é aconselhado para quem possui menos de 40 anos, apenas em casos específicos e com orientação expressa do oftalmologista responsável pelo acompanhamento.

 

Qual a diferença entre as lentes multifocais e as lentes bifocais?

As lentes bifocais são caracterizadas pelas “linhas”, que formam o desenho de “meia-lua”. E possuem apenas dois focos, perto e longe.

Elas ainda são utilizadas, mesmo que para muitos especialistas, seja considerada como um padrão obsoleto, uma vez que a tecnologia possibilitou a evolução das lentes.

Já as lentes progressivas, elas foram desenvolvidas com tecnologia de ponta, garantindo uma cobertura mais abrangente do campo de visão, quando comparamos com as lentes bifocais.

Nas lentes multifocais, não existe as “linhas bifocais”, que marcavam as lentes para delimitar o campo de visão. 

O foco das lentes progressivas possui uma abrangência maior, garantindo uma visão para perto e longe.

E a sua principal diferenciação é o campo de visão intermediário, que é um meio termo entre os focos apresentados também na lente bifocal.

 

Quando usar lentes multifocais personalizadas?

As lentes multifocais personalizadas contam com uma tecnologia mais aprimorada, onde a proposta é a adaptação ao estilo de vida do consumidor em questão.

A proposta é uma adaptação completa, em relação aos hábitos e trabalho, como na parte anatômica, proporcionando lentes mais confortáveis e esteticamente mais modernas.

O processo de desenvolvimento das lentes progressivas ocorre de forma individualizada, oferecendo a correção para os graus de perto e longe com maior precisão do que uma lente multifocal ou bifocal tradicional.

 

Como funcionam as lentes multifocais personalizadas?

As lentes personalizadas se adaptam à rotina diária dos seus consumidores, são projetadas para atender às necessidades específicas.

Já que as lentes multifocais tradicionais possuem os campos de visão (perto, intermediário e longe) do mesmo tamanho, de acordo com o tipo de lente escolhido.

Caso exerça uma atividade por um longo período, que a visão para perto seja essencial, a otimização será realizada neste ponto, com uma lente para perto ocupando o maior espaço.

O mesmo processo acontece para uma necessidade visual para enxergar à distância. As lentes serão criadas visando atender a essa necessidade.

Contudo, quanto mais personalizada for as suas lentes multifocais, menores são os riscos de sofrer algum tipo de distorção de imagem.

E principalmente, porque as lentes personalizadas facilitam o processo de adaptação ao uso constante do óculos de grau.

 

As lentes multifocais valem a pena?

As lentes multifocais possibilitam uma adaptação melhor para o uso de óculos de grau, e ainda permitem personalização para que elas se adaptem ao seu estilo de vida.

Para que você acerte na escolha das suas lentes, procure o seu oftalmologista!

Gostou desse conteúdo? Acompanhe outros conteúdos exclusivos! E não esqueça que nas Óticas Ronaldo você encontra as melhores lentes multifocais. Faça uma visita na unidade mais próxima de você! 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *