,

Como cuidar da saúde visual diante do contágio da COVID-19

Cuidar da nossa saúde visual já é naturalmente uma das nossas tarefas mais importantes. Porém, diante de uma das maiores pandemias da história, alguns especialistas americanos descobriram que os olhos podem ser uma das portas de entrada para contrair a COVID-19.

Segundo os pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, para que uma pessoa seja contaminada pelo coronavírus, basta que as gotículas contaminadas entrem em contato com os olhos, sejam por ar ou toque direto.

Pensando nisso, a Óticas Ronaldo preparou esse conteúdo para te ajudar a entender os motivos de um possível contágio de COVID-19 pelos olhos e a como se proteger de maneira adequada durante este período.

Saúde visual e o contágio

Segundo estudos da Academia Americana de Oftalmologia, a conjuntivite também pode ser considerada como um sintoma de coronavírus. Inclusive, ela costuma aparecer em pacientes que estão em estágio grave da doença. 

Para o oftalmologista Gustavo Serra, aproximadamente 30% dos pacientes que contraem o coronavírus apresentam sinais leves ou até mesmo intensos de conjuntivite, causado, muitas vezes, pela falta da higiene adequada.

Desta maneira, se uma pessoa se contaminar com a COVID-19, suas lágrimas também poderão ser uma forma de contaminação direta. Por isso, estar atento (a) a pequenos detalhes pode fazer a diferença neste processo. 

Para contrair o coronavírus, basta uma pessoa que não tenha higienizado as mãos corretamente e as leve diretamente aos olhos. Isso bastará para que a região da mucosa, uma área naturalmente exposta, absorva o vírus por ali. 

Cuidando da saúde visual

Para que sua saúde visual continue intacta e você não corra o risco de contaminação, além de não levar a mão aos olhos, poderá tomar alguns cuidados específicos para evitar a contaminação do coronavírus de maneira geral. 

Conheça algumas das principais dicas que coletamos para você.

Faça a limpeza das lentes dos óculos com frequência

Assim como você tem o cuidado de limpar as mãos ao tocar um objetivo, ou quando precisa sair de casa, as lentes de contato também precisam de atenção. Afinal, assim como as máscaras, elas acabam sendo uma proteção para os seus olhos nesse momento. 

Por isso, reforçar a limpeza das lentes com água e sabão, por exemplo, é de extrema importância para manter visão saudável. 

Além disso, possíveis células dos vírus também se manter retidas na armação dos óculos, intensificando ainda mais a importância desse cuidado com maior frequência. 

Evite utilizar produtos como o álcool tradicional ou o álcool em gel. Segundo especialistas em oftalmologia, além de prejudicarem a qualidade das lentes, você poderá perder o tratamento de UVA, UVB e antirreflexo, por exemplo. 

Atenção ao guardar seus óculos

Outra dica importante para manter longe do coronavírus, é redobrar a atenção nos cuidados ao guardar os seus óculos.

O estojo tem contato direto com as suas mãos, interferindo diretamente em possível contágio da doença. 

Portanto, da mesma maneira que você fizer a limpeza das lentes, utilize um pano macio com álcool 70º para higienizar o porta-óculos. Dependendo do modelo do estojo, você pode ter esse cuidado de maneira interna e externa.

Evite lentes de contato

Caso você tenha a opção de utilizar lentes de contato e óculos, opte pela segunda opção. Isso porque os médicos oftalmologistas relatam que, para esse momento, as lentes podem ser prejudiciais para a saúde por alguns fatores. 

O primeiro, é que o seu uso contínuo por mais de oito horas, pode ressecar os olhos, diminuindo a oxigenação da córnea e fazendo com que os olhos possam se tornar uma grande porta de entrada para a doença. 

Outro ponto, é que sua limpeza precisaria ser ainda mais intensa, fazendo com que a pessoa que já está habituada em uma rotina, esqueça desse detalhe importante. 

Cuide da limpeza das lentes de contato

Utilizar produtos específicos para a limpeza da sua lente de contato, ainda é a melhor solução para mantê-las limpas e protegidas. 

Por isso, utilize soluções líquidas antibactericidas para continuar cuidando e protegendo sua visão da melhor maneira possível. 

Não passe a mão nos olhos

Apesar de você, com certeza, já saber disso, não podemos deixar de mencionar esse item essencial dentro do conteúdo. 

A limpeza das mãos é fundamental para manter possíveis gotículas da COVID-19 em seu corpo. 

Portanto, utilize álcool em gel ou detergente ao pegar qualquer produto fora do seu ambiente residencial. Apesar de simples, é uma das maneiras mais eficazes de evitar o contágio de maneira geral.

Opte por lugares arejados

Para que você não corra risco de contaminação, evite lugares fechados e que não tenham ventilação. Até mesmo em sua casa, o uso do ar condicionado não é recomendado neste período de pandemia. 

Isso porque a COVID-19 pode se instalar em um ambiente sem muita ventilação, fazendo com que sua saúde fique prejudicada. 

O que esperar dessa situação?

Mesmo passando por um período complicado, especialistas acreditam que as dicas mencionadas neste post da Óticas Ronaldo, são as mais eficazes para cuidar da saúde visual diante da pandemia atual.

Apesar de eficazes, é de suma importância que o distanciamento social continue sendo respeitado, para você se mantenha livre de qualquer possibilidade de contágio do coronavírus. 

E você? O que tem feito para cuidar da sua saúde visual neste momento de pandemia? Compartilhe suas ideias conosco através dos comentários.

_____________________________________________________________________

Fontes utilizadas:

 

http://www.iobbauru.com.br/academia-americana-de-oftalmologia-alerta-que-o-novo-coronavirus-pode-ser-contraido-pelos-olhos-e-causar-conjuntivite/

https://revistacrescer.globo.com/Familia/Saude-e-Beleza-dos-pais/noticia/2020/03/olhos-vermelhos-podem-ser-sinal-de-coronavirus-afirmam-especialistas.html

https://www.metropoles.com/saude/conjuntivite-pode-ser-sintoma-do-coronavirus-afirmam-medicos

https://www.metropoles.com/saude/pesquisadores-italianos-descobrem-coronavirus-em-lagrimas

https://www.metropoles.com/saude/cientistas-descobrem-que-coronavirus-pode-entrar-no-corpo-pelos-olhos

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *