Dificuldade para enxergar de longe: saiba mais sobre a miopia. Um dos distúrbios de refração mais comuns.

A miopia ou popularmente conhecida como “dificuldade de ver de longe” ou “enxergar mal de longe” é uma deficiência visual. As pessoas míopes podem ver claramente os objetos que estão próximos, mas não conseguem focar em objetos distantes.

A miopia é diagnosticada como um erro refrativo do globo ocular, ou seja, a imagem dos objetos nos olhos é focada incorretamente. Desse modo, o objeto é focado à frente da retina o que faz com o que a visão desse objeto distante pareça turva e embaçada.

Pessoas com histórico familiar de miopia demonstram maior probabilidade de vir a desenvolvê-la.  A hereditariedade é um fator importante, se um dos pais é míope, a criança tem 30% de chance de ser também, por isso a grande necessidade de levar as crianças ao oftalmologista. Atualmente, nota-se que o estresse visual de forma prolongada e excessiva por meio do uso de telas digitais, têm contribuindo para o avanço da doença. O índice de pessoas com essa deficiência visual é de tal intensidade, que a Organização Mundial da Saúde (OMS), já a considera uma epidemia em vários países.

Diferença entre miopia e astigmatismo

É bastante comum enganar-se com os termos, mas a diferença entre eles é que a pessoa com miopia tem dificuldade de enxergar objetos distantes. Já uma pessoa que possui o astigmatismo também tem sintomas como imagens desfocadas e visão turva como os míopes, porém essa condição se da tanto para objetos distantes quanto para objetos próximos.

Sinais e sintomas

Um dos primeiros e principal sintoma que se nota da miopia é a dificuldade em enxergar objetos distantes. Porém, outros sintomas bastantes comuns como: piscar os olhos constantemente, tensão e desconforto visual, dores de cabeça e a necessidade de fechar as pálpebras para que se consiga ver melhor, também são sintomas característicos dessa condição.

Cuidados na infância

Mesmo já sabendo expressar o que sentem, às crianças, na maioria das vezes não sabem que enxergam mal. Na maior parte dos casos, a miopia é identificada nos anos escolares quando se demonstram dificuldade de enxergar o quadro da sala de aula, ou porque sentem dores de cabeça ao estudar. No entanto, as crianças podem apresentar sintomas de miopia, antes da alfabetização. Uma criança com essa deficiência visual pode apresentar o seguinte comportamento:

  • Sentar-se mais perto da televisão;
  • Manter os livros muito próximo aos olhos;
  • Demonstrar não ter conhecimento de objetos distantes;
  • Coçar os olhos frequentemente;
  • Piscar de forma excessiva.

Diagnóstico

O hábito de se consultar com o oftalmologista deve-se iniciar ainda na infância. Desse modo, se é feito a investigação tanto da miopia quanto de outras disfunções da visão. Durante a análise o médico oftalmologista faz o teste da acuidade visual, isto é, um exame que vai avaliar se a pessoa conseguirá distinguir bem letras e números por exemplo. Já para as crianças, podem ser utilizados outros elementos como ursinhos, carrinhos e outros objetos.

Durante o exame quando se é identificada alguma alteração o médico fará testes, até constatar o grau que normaliza a visão do paciente, sendo esse, o exame denominado refração. Bem como ocorre-se também, o uso de colírios para dilatação dos olhos, isto é, para mensurar a graduação com maior precisão.

Uso de lentes corretivas para tratamento da miopia

A importância do uso de lentes corretivas para o tratamento da miopia, é auxiliar o foco da luz corretamente na retina. O uso das lentes auxilia na correção da miopia por contrariar o aumento da curvatura da córnea. Assim sendo, fazer o uso de óculos é uma excelente maneira para a correção desse problema tanto para criança ou adulto míope. Além de se adquirir uma melhor qualidade de vida, conforto e nitidez ao enxergar com o uso correto dos óculos, quando se deixa de fazer esse uso, a condição de deficiência da visão pode a vir piorar e acarretar graves problemas.

As Óticas Ronaldo representam as mais renomadas grifes nacionais e importadas. Há 29 anos no mercado, possuem um atendimento altamente especializado, laboratórios próprios e várias lojas para melhor atendê-lo. São 4 lojas físicas em Sete Lagoas e 1 em Lagoa Santa. Contudo, as Óticas Ronaldo também possuem uma vasta linha de armações de óculos de grau e óculos solares, como também, excelente qualidade de suas lentes.

Gostou do artigo e quer saber mais? Deixe seu e-mail e receba mais informações sobre as deficiências da visão, astigmatismo, miopia e também sobre os nossos produtos e serviços.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *