Presbiopia ou vista cansada: saiba mais sobre as causas, sintomas e tratamento.

A presbiopia, ou também chamada de vista cansada, é o processo que ocorre naturalmente com o envelhecimento dos olhos e atinge a maioria das pessoas. Esse é um problema bastante comum, e os primeiros sintomas começam aparecer a partir dos 40 anos. Uma situação bastante comum que demonstra esse problema, é quando uma pessoa pega algo como o celular, revista ou jornal e afasta ao máximo para conseguir enxergar melhor. Esse é um clássico exemplo de quem apresenta os sinais de presbiopia ou vista cansada.

A presbiopia ocorre por meio do desgaste natural dos olhos. Durante esse processo acontece a perda de elasticidade do cristalino. Desse modo, a pessoa não consegue enxergar os objetos próximos com nitidez.

São causas de presbiopia

A presbiopia, diferentemente, de outros problemas de visão como astigmatismo, miopia e hipermetropia, que são relativos a forma do globo ocular. A presbiopia é um processo natural de envelhecimento dos olhos. Isto é, não tem como ser evitado.

Com o processo de envelhecimento os músculos ciliares passam não funcionar tão bem. Com isso, o cristalino que é como uma lente, não se adapta mais da melhor maneira a focalizar a imagem.

Portanto, a formação da imagem que teria que acontecer na retina, isto é, no fundo do globo ocular, passa-se ainda mais longe. O resultado é a visão borrada, sem nitidez.

São alguns sintomas característicos de presbiopia ou vista cansada

Além do sintoma bem característico da presbiopia que é segurar os objetos de forma distante, para poder enxergar melhor, outros sintomas que indicam o problema são:

  • Dores de cabeça;
  • Dificuldade de leitura para letras muito pequenas;
  • Visão borrada ao ler em distância normal;
  • Necessidade de maior iluminação para desenvolver atividades que abrangem a visão de perto.

Diagnóstico de presbiopia

O diagnóstico de presbiopia é feito a partir de um exame ocular completo, que avaliará a acuidade visual do paciente. Acuidade visual é a eficácia do olho para reconhecer detalhes espaciais, isto é, reconhecer a forma e o contorno dos objetos.

A presbiopia ou vista cansada não tem cura, entretanto pode ser estabilizada e corrigida com tratamento correto.

Óculos de grau para correção e estabilidade de presbiopia

Fazer o uso de óculos são uma excelente maneira de corrigir os problemas causados pela presbiopia. As lentes dos óculos realizam a função do cristalino, recompensando sua baixa flexibilidade e faz com que a imagem se projete de forma correta na retina. O grau correto e que deverá ser usado deve ser receitado por um médico oftalmologista.

Entretanto, o que ocorre com grande frequência quando a pessoa percebe que está com o problema de presbiopia ou vista cansada, é comprar aqueles óculos de grau baratinho de leitura. Porém, isso é extremamente errado e existe uma série de problemas nessa ação, e o barato pode sair caro!

Essa escolha por óculos sem prescrição médica e de baixa qualidade trazem uma série de problemas para saúde dos olhos. Fazer o uso de um óculos com o grau errado ou de qualidade ruim pode provocar vários males como cansaço, dores de cabeça e graves doenças oculares, como a catarata. Dentre esses males, outro ponto muito importante de ser considerado é que não se sabe se o grau do óculos em questão, esta correto para sua necessidade. Com tudo isso pode piorar ainda mais o problema de visão.

Óculos de grau multifocais: também conhecidos como lentes progressivas para presbiopia

As lentes multifocais, são também conhecidas como lentes progressivas. Esse tipo de lente é diferente dos tipos que corrigem a miopia, hipermetropia e astigmatismo. Isso porque possuem os três campos de visão, são eles: a visão de perto, a visão intermediária e a visão de longe na mesma lente. As lentes multifocais abrangem a adaptação da visão em todas as necessidades.

Outro ponto bastante importante é a escolha correta de uma armação, propriamente,  recomendada para lentes multifocais. Tirar as medidas com absoluta precisão e por fim fazer os ajustes necessários dos óculos no rosto da pessoa, são outros fatores decisivos para o caso.

As Óticas Ronaldo possuem excelência em seu atendimento, além de absoluto cuidado e zelo durante o processo produtivo de seus produtos. Nossos laboratórios estão sempre atualizados e você sempre encontra o que há de mais novo no mercado óptico. Nas Óticas Ronaldo dispomos de uma vasta linha de óculos de grau e óculos solares. Nossas lentes são de excelente qualidade e além disso, nossos clientes contam com técnicos especializados e sempre presentes para auxílio. Atuamos com 4 lojas em Sete Lagoas e 1 em Lagoa Santa.

Quer saber mais sobre saúde dos olhos? Então deixe aqui o seu melhor e-mail e receba mais dicas e informações. Cuidar da saúde dos seus olhos é o nosso compromisso.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *