,

Entenda tudo sobre as lentes multifocais

As lentes multifocais são extremamente importantes para pessoas que precisem corrigir a visão e sofram com a famosa “vista cansada”. Apesar de estarem a bastante tempo no mercado, poucas pessoas ainda conhecem todas as suas características e para que servem de fato.

No mercado, muitas vezes elas podem ser vistas como lentes ingratas, mas se você souber todas as características, como escolher óculos com lentes multifocais e cada ponto referente a este produto, você terá uma experiência diferenciada.

E pensando nisso, as Óticas Ronaldo preparou este artigo para te ajudar como um verdadeiro manual sobre lentes multifocais. Tenha uma nova experiência com as lentes mais versáteis do mercado.

Lentes Multifocais – Para que servem?

As lentes multifocais servem para corrigir problemas de presbiopia ou vista cansada. Ou seja, elas são ideais para quem sofre com problema de visão tanto para longe como para perto, criando diferentes campos de visão.

Essas lentes são ideias para quem está buscando uma posição confortável para enxergar, sem precisar ficar trocando as lentes quando precisar enxergar em curtas ou longas distâncias. Além disso, elas são extremamente importantes para corrigir este tipo de situação.

Por conta do desgaste natural dos olhos ao longo dos anos, a lente multifocal é indicada para o público a partir de 40 anos, que começa a apresentar este tipo de dificuldade. Mas nada impede que pessoas mais novas optem por esse tipo de lente.

Por isso, é essencial que os seus exames de rotina sejam feitos com a frequência mínima de seis meses a um ano.

Mas, se essa lente é indicada para quem tem dificuldade com a presbiopia, o que isso significa efetivamente? Esta doença acaba surgindo com o passar dos anos, e como falamos anteriormente, apesar do termo técnico, ela é a famosa “vista cansada”.

Qual a função da lente multifocal?

A principal função destes óculos é conseguir juntar em uma única armação os campos de visão de perto, longe e intermediário, proporcionando mais conforto e otimizando o orçamento do usuário.

Esses óculos fazem com que todas as necessidades consigam ser atendidas de forma simples e eficaz.

Outra característica ímpar deste modelo de óculos é que a lente precisará ser totalmente personalizada para que além da correção da visão, você consiga ter um conforto ao utilizar a armação ao longo do tempo. Isso é essencial para garantir a eficácia do tratamento.

Por se tratar de uma lente multifocal, ela engloba três campos de visão fundamentais, que são:

• Visão de Longe
• Visão de Perto
• Visão Intermediária

Como escolher minhas lentes multifocais

Escolher sua lente multifocal vai muito mais além do que comparar marcas e valores no mercado. É verdade que elas costumam ser um pouco mais caras que as lentes tradicionais, mas a experiência e a economia a longo prazo acabam compensando.

Tenha sempre em mente que você precisará se sentir confortável com a proposta da lente, já que cada marca possui uma particularidade diferente. Isso vai depender bastante do seu grau para cada um dos campos de visão.

Para ajudar a escolher a melhor marca, você poderá contar com a ajuda dos atendentes das Óticas Ronaldo, que são especializados neste tipo de produto e são autoridade em indicar ao cliente qual o melhor produto.

Por isso, além de contar com o auxílio do atendente, você poderá ter alguns critérios para escolher os melhores óculos, como:

• Armação correta para o tipo da lente
• Benefícios específicos que cada uma das marcas oferecem
• Custo da lente
• Duração a longo prazo

Como funciona a adaptação?

Muitas pessoas acabam não optando pela escolha das lentes multifocais pois acreditam que a adaptação é muito difícil e que talvez não funcione para suas necessidades. A boa notícia é que o hábito fará com que a sua experiência de visão consiga ser muito melhor com as lentes multifocais.

É verdade que algumas pessoas podem se habituar com os novos óculos de maneira mais rápida que outras, mas isso não significa que ela deve ser descartada logo na primeira tentativa.

Por isso, separamos algumas dicas importantes para fazer com que a transição de lentes aconteça de maneira correta.

• Acostume seu cérebro:

Apesar de parecer simples, muitas pessoas esquecem que o cérebro possui um tempo específico de adaptação para qualquer coisa ou objeto que seja considerado “estranho”.

Em um primeiro momento, você poderá sentir um impacto grande, e em alguns casos, náuseas também podem acontecer. Mas fique tranquilo (a), pois, logo as lentes multifocais começarão a fazer efeito e você passará a sentir os impactos positivos.

É necessário que você treine o cérebro para utilizar a armação todos os dias, durante uma semana completa, para que sua visão e o cérebro possam entender e trabalhar os comandos específicos quando precisarem trocar o grau da visão.

Os sintomas de grande impacto costumam aparecer em até 15 dias de uso contínuo. Se depois deste período, você continuar não se sentindo bem, é muito importante que visite seu oftalmologista para que ele possa reavaliar cada um dos graus dos óculos.

• Evite olhar seus passos:

Um hábito comum que temos, é olhar nossos passos enquanto estamos caminhando. Não faça isso nas primeiras semanas em que estiver utilizando os óculos com lentes multifocais.

Tudo isso está intimamente relacionado com o tópico anterior. Não force o cérebro com muitas funções para que ele consiga entender o comando e não emita efeitos colaterais ao seu corpo.

• Não tire os óculos com frequência:

O grande segredo para uma adaptação de sucesso com esses óculos é a utilização das lentes com a maior frequência possível.

Tudo isso também está relacionado com os comandos que o seu campo de visão enviará para o cérebro. Ao retirar o objeto a todo o momento, ele não conseguirá entender o novo hábito e você poderá sofrer com alguns efeitos colaterais.

Como escolher a armação ideal?

Por ser uma lente bastante específica, é ideal que você também escolha uma armação adequada para não ter problemas de visão ao utilizar o produto.

Apesar dos atendentes das Óticas Ronaldo serem especializados para te apresentarem as melhores opções disponíveis, esteja atento as principais características que a sua armação deverá conter para empregar as lentes multifocais com sucesso.

Qualquer uma das armações destacas abaixo, ajudam a suavizar a transição do campo de visão quando estamos falando das lentes de perto e longe, por exemplo.

• Armações com aros maiores que 3cm
• Armações de meio aro

Conclusão:

As lentes multifocais são extremamente indicadas para pessoas que possuem a vida corrida, e que não podem ficar carregando vários óculos de acordo com cada um dos seus campos de visão. 

Além de ajudar na correção do seu campo visual, elas poderão proporcionar maior conforto a longo prazo.

Por isso, não desista dos seus óculos no período de adaptação. Temos certeza que ele se tornará o seu maior aliado.

E para isso, conte com as Óticas Ronaldo para continuar oferecendo produtos de extrema qualidade, sofisticação e conforto. Conheça nossas unidades clicando aqui.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *