,

A visão pode influenciar diretamente no processo de aprendizagem?

O processo de aprendizagem infantil precisa ser acompanhado de perto pelos pais desde os seus primeiros anos na escola. E muitas vezes, a dificuldade no aprendizado da escrita e da leitura nos primeiros anos de vida, são causados por algum tipo de dificuldade visual.

Ao perceber que seu filho (a) está começando a postergar lições de casa, não sente motivação ao fazer os exercícios da escola, ou até mesmo sente-se para baixo de maneira geral, uma das probabilidades é que esteja com alguma dificuldade visual infantil.

E isso precisa ser tratado desde cedo, para que não se prolongue e até mesmo agrave a situação com o passar do tempo.

E pensando na conscientização dos pais para a visão infantil, a Óticas Ronaldo preparou este artigo para a volta às aulas. Afinal, este é o momento ideal para fazer o checkup na visão da sua criança e fazer com que seu aprendizado seja muito melhor no início de 2020.

Dados importantes

Apesar de no Brasil ainda não termos nenhum tipo de dado comprovado relacionando o baixo rendimento de aprendizado infantil com dificuldades visuais, podemos nos basear em uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, de acordo com o livro “Tanta Inteligência, tão pouco Rendimento”.

Segundo a publicação os dados sobre visão e aprendizagem estão relacionados a:

• 73% das crianças om problemas de aprendizagem apresentam algum tipo de dificuldade visual.

• Os exames visuais que são feitos na escola conseguem detectar apenas 5% dos problemas visuais infantis.

• Dos 3 milhões de nervos do cérebro, 2 milhões são voltados aos olhos

E no final das contas, o que todos esses números querem nos dizer? Que a totalidade de aprendizagem que acontece no cérebro e é transmitida para o sistema nervoso, depende 80% da visão.

Isso significa que cuida da saúde visual infantil ainda nos primeiros anos de vida é fundamental para garantir não somente um bom aprendizado, mas para ter a certeza de que seu filho (a) terá uma boa visão ao decorrer da vida.

Quais as principais habilidades visuais para aprendizagem?

A visão é um dos sentidos fundamentais para garantir que o aprendizado infantil aconteça da melhor forma e que o conhecimento escolar seja absorvido de maneira mais fácil na vida da criança.

E apesar de sabermos muitos aspectos sobre o aprendizado infantil sempre relacionados ao cérebro, precisamos selecionar quais são principais habilidades visuais que precisam estar em perfeito estado para não comprometer o desenvolvimento dos seus filhos. Elas são a:

Acuidade Visual – É uma das medidas de nitidez da vista

Controle dos movimentos oculares – Permitem o movimento rápido e preciso dos olhos, como desenvolver o hábito de olhar rápido para o caderno e o quadro negro, por exemplo

Capacidade de foco da visão – É o desenvolvimento da visão conseguir focar mais de 2 segundos em alguma direção

Coordenação ocular – Esta habilidade está intimamente ligada com o controle de movimentos oculares.

Coordenação olho-mão – Essa é a integração viso motora básica para escrita eficiente e sem esforços

Percepção visual de forma – É a forma que a visão capta os objetos e faz com que eles tomem forma

Memória visual – Essa é a habilidade que é capaz de reter as imagens visuais para a compreensão eficiente da leitura

Visualização geral – É a forma de enxergar todas as imagens ao nosso redor e conseguir identificar.

Como identificar problemas de aprendizado causado pela dificuldade visual?

Para conseguir identificar problemas de aprendizado que podem ser ocasionados pela dificuldade visual, os pais e as pessoas responsáveis pelo ensino da criança precisam estar atentos aos sintomas apresentados logo no início.

Os professores e responsáveis pela educação da jovem devem se atentar para qual o momento em que a produtividade escolar começou a diminuir.

Alguns dos sintomas abaixo podem significar problemas na saúde visual infantil. Por isso, separamos os principais de acordo com a publicação de livro e quais os possíveis problemas visuais que seu filho (a) podem estar enfrentando.

Miopia, hipermetropia ou astigmatismo: Alguns dos principais sintomas são visão embaçada, coceira frequente nos olhos

Problemas de foco: O problema de foco pode começar a aparecer quando a criança precisar chegar bem próximo do caderno, se queixar de visão turva, não conseguir compreender a leitura com exatidão e fortes dores de cabeça ao ler.

• Dificuldade nos movimentos oculares: Essa dificuldade pode começar a ser percebida quando a criança começar a mexer a cabeça com muita frequência ao ler, usar o dedo para acompanhar a leitura ou tiver curtos períodos de atenção.

Problema de percepção visual: Os problemas de percepção visual podem começar a aparecer quando seu filho confundir palavras que iniciem com formas similares apresentando uma frequência constante, mostrar muita resistência para reconhecer letras específicas e problemas para aprender conceitos básicos de matemática, por exemplo. 

Problemas de memória visual: As maiores dificuldades que as crianças apresentam neste caso são as de conseguir visualizar com exatidão o que estão lendo, dificuldades com conceitos básicos sobre diversos aspectos e compreensão da leitura.

Conclusão

A visão e o aprendizado infantil são relações muito tênues que precisam ser cuidadas com muito carinho nos primeiros anos de vida da criança. Assim, como o livro relata, “nos primeiros anos de escola, eles não podem aprender a ler e mais tarde não podem ler para aprender”.

Por isso, o cuidado com a saúde visual infantil é fundamental para o bom desempenho escolar da sua criança neste ano letivo que se inicia.

O que as Óticas Ronaldo podem orientar com este artigo são fatores simples, mas muito eficazes na hora de fazer uma avaliação simples do desempenho do seu filho (a)

• Esteja sempre atenta (o) para qualquer dificuldade que a criança apresentar na escola e que possam estar relacionadas aos sintomas apresentados neste artigo.

• Além dos exames escolares, sempre faça o checkup anual com o seu oftalmologista para ajudar a corrigir possíveis problemas de visão.

Afinal, parafraseando o livro novamente, “muitas crianças não estão preparadas visualmente para começar na escola, porém, é exigido cada vez mais, que comecem a ler com idades cada vez menores. Para isso, deveriam ser realizados exames visuais completos antes da alfabetização ser iniciada e assim, evitar possíveis dores de cabeça e complicações para o aluno”.

Agora, nós queremos saber: Você leva seu filho (a) com frequência no oftalmologista? Como está a visão dele? Conte para nós nos comentários abaixo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *