Óculos de Sol – Quais são os principais benefícios para a visão?

Os óculos de sol são grandes aliados dos nossos olhos, principalmente em dias de sol intenso.
No entanto, para que os óculos protejam seus olhos, é essencial comprar um produto de qualidade.
De acordo com o G1, óculos falsificados podem prejudicar muito a visão de uma pessoa no longo prazo, trazendo malefícios tão grandes quando os raios ultravioletas, por exemplo.
Sendo assim, para obter todas as informações sobre os benefícios dos óculos e qual a sua real importância, continue lendo este conteúdo que a Óticas Ronaldo preparou sobre o assunto.

Qual a importância dos óculos de sol para a visão?

Mesmo que os óculos de sol tenham uma importância estética, o seu conceito de uso vai muito além disso.
Afinal de contas, os óculos de qualidade contam com fatores de proteção para ajudar na saúde dos seus olhos.
Pois, uma vez expostos aos raios solares sem a devida proteção, nossos olhos estão sujeitos a diversos problemas como, por exemplo, degeneração macular, catarata, e muito mais.
Além disso, os óculos de sol não protegem os olhos apenas contra os efeitos dos raios solares, mas também da ação de outros agentes, como a poluição, vento e muito mais, que contribuem para infecções e outros problemas na visão.

Existem ambientes onde o óculos de sol é mais indicado?

Apesar de ser um acessório essencial, existem ambientes e situações em que o uso de óculos de sol é mais indicado, diminuindo o impacto da visão.

Por isso, listamos abaixo quando os óculos de sol são mais indicados, para que você possa usá-los sem preocupação. Confira!

Ao ar livre

Em parques, estádios, na rua (seja andando ou trabalhando, como garis e pedreiros, por exemplo), o uso do óculos de sol é super indicado. Isso acontece pois a incidência de raios solares é bem mais intensa.

Durante a prática de esportes

Fazer o uso de óculos de sol durante a prática de esportes é fundamental, principalmente se esses forem ao ar livre. Desta maneira, você evita impactos negativos e sujeições desnecessárias ao seu campo visual. 

Para dirigir

Nesse caso, os óculos de sol podem ser usados tanto em dias de sol intenso, quanto na existência de neblina também. Isso ajuda a evitar o desconforto causado pelo excesso de luz branca que acaba sendo direcionado ao campo de visão de maneira automática. 

Na praia e no campo

Nesses locais, o uso do óculos de sol é indispensável. Isso acontece pois como o céu possui a tendência de estar mais aberto, a luminosidade também costuma ser mais intensa. 

Quais são os principais benefícios dos óculos de sol para a visão?

A utilização dos óculos de sol proporcionam diversos benefícios para a visão no longo prazo. Pensando nisso, separamos algumas dicas relevantes sobre o tema:

Proteger contra os raios ultravioletas (UV)

Afinal, eles são os mais preocupantes, pois temos contato diariamente, independente do clima.

Maior conforto visual

Independentemente se você anda a pé ou de carro, evitar os efeitos do raio ultravioleta é fundamental para manter uma boa saúde visual no longo prazo. 

Prevenção de doenças

Além disso, o uso de óculos de sol também contribuem para a prevenção de uma série de doenças como, por exemplo:

Catarata

Alguns dos sintomas da catarata podem ser identificados quando os olhos ficam esbranquiçados. Assim, a visão acaba se tornando a visão turva, como se a pessoa estivesse vendo tudo sobre um vidro opaco.

Pterígio

Essa doença costuma ser ocasionada pelo crescimento no tecido transparente do olho. Desta forma, ela acaba se difundindo para a córnea, podendo ocorrer em um olho ou em ambos.

Presbiopia

Presbiopia é o distúrbio na visão que acontece quando os olhos perdem elasticidade e poder de acomodação do cristalino. Porém, com a vista cansada. focar na nitidez da imagem se torna uma tarefa quase impossível. 

Fotoceratite

A fotoceratite nada mais é do que uma dolorosa queimadura solar causada pela exposição excessiva aos raios UV e UVB. Além de causar uma dor aguda, olhos vermelhos e lacrimejantes, a pessoa acaba tendo a  sensação de sempre estar com areia nos olhos.

Vale a pena utilizar os óculos de sol como protetor visual?

Como vimos acima, a nossa pele não é a única que precisa de proteção contra os raios solares. Afinal de contas, os nossos olhos também podem ser muito afetados pela exposição em excesso ao sol.

Por isso, podemos dizer que utilizar óculos de sol vai muito além do que implementar um estilo de vestimenta, e sim, uma prevenção ocular efetiva. 

Aliás, esses raios podem causar vermelhidão e queimaduras que resultam em muita dor. Além disso, podem levar até mesmo o câncer de pele;

No entanto, quando for comprar, não deixe de conferir se ele tem o selo de qualidade do e algum tipo de certificado contra raios ultravioletas.

 

Agora, se você quer conferir mais dicas sobre a saúde visual, não deixe de acessar os demais conteúdos do nosso site, principalmente se quiser aprender a como Cuidar da Saúde Visual Diante do Contágio da Covid-19.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *