Óculos de sol falsificados – Por que eles prejudicam a visão?

Os óculos de sol falsificados podem trazer diferentes malefícios para a saúde visual, principalmente no longo prazo.

Isso pode ocorrer por conta das lentes não serem projetadas para garantir a proteção contra os raios UVA e UVB, conforme orientação dos órgãos responsáveis.

E devido a esse fato, a proteção natural dos olhos é afetada de maneira direta, causando danos que podem ser graves, dependendo da forma e do tempo de exposição ao sol.

Quer entender mais sobre esse assunto? Acompanhe esse conteúdo exclusivo que a Óticas Ronaldo preparou para você conosco até o final.

 

Como funciona a nossa visão em ambientes com alta luminosidade?

A nossa visão se adapta a quantidade de luminosidade presente no ambiente.

Por isso, é possível perceber que ao sair de ambiente com alta luminosidade para um ambiente escuro, levamos alguns segundos para a adaptação da visão.

A pupila, responsável por regular a entrada natural de luminosidade, reduz de acordo com a quantidade de luz recebida diretamente.

Ao colocar óculos escuros, as pupilas acabam sofrendo uma inibição desse sistema, aumentando a vulnerabilidade dos olhos.

Já nos óculos de sol falsificados, as lentes não terão a proteção adequada, fazendo com que as pupilas sejam expostas, recebendo os raios UV sem a proteção adequada.

 

Por que os óculos de sol falsificados prejudicam a visão?

Com a exposição à luminosidade excessiva, os olhos possuem uma regulagem instintiva capaz de reduzir o tamanho da pupila.

 

Ao utilizar óculos escuros, a pupila sobre uma dilatação natural. Enquanto isso, o sistema ocular entende que já existe uma barreira de proteção. 

Contudo, caso as lentes formarem essa barreira, a visão pode ficar completamente desprotegida, causando uma exposição nociva para a saúde ocular. 

 

Quais são as doenças que podem ser ocasionadas pelos óculos de sol falsificados?

Utilizar óculos de sol falsificados pode ocasionar inúmeras doenças, onde a situação pode ser uma gravidade diferente dependendo do tipo de exposição sofrida. 

Conheça quais são as principais doenças:

1. Queimaduras na córnea (Fotoceratite)

A Fotoceratite é uma condição causada por uma queimadura solar que pode causar desconforto, visão embaçada, dor, cegueira provisória e fotofobia.

Ela ocorre nas primeiras horas de exposição solar sem proteção adequada. Mesmo sendo uma lesão na córnea, não é comum a evolução para quadros graves.

No entanto, é uma condição que requer cuidados e atenção.  

2. Catarata

A catarata é uma doença que tem como principal característica a perda da transparência do cristalino que é a lente natural dos olhos. 

Onde, sua principal função é auxiliar no foco em ângulos e distâncias variadas.

Apesar de mais comum com o avanço da idade e de condições preexistentes, ela também pode ser causada por exposição à luminosidade excessiva sem proteção, ou utilizando óculos de sol falsificados.

O tratamento dessa doença é por cirurgia, e se não tratada adequadamente pode causar cegueira permanente.

3. Pterígio

O pterígio é uma condição que propicia a formação carnosa, que evolui pela córnea. Ele pode causar ardor, vermelhidão, astigmatismo e irritação.

Das condições apresentadas até aqui, o pterígio é o único que não ocasiona cegueira. 

No entanto, prejudica em diversos outros aspectos, principalmente por motivar o uso de óculos de grau devido ao astigmatismo.

 

Como conseguir identificar um óculos falsificado?

Para evitar que você adquira óculos de sol falsificados, existem algumas verificações para certificar que está adquirindo um produto de qualidade.

Lentes

Para as lentes, primeiramente verifique a cor, elas não podem ser muito escuras, de forma que não seja possível identificar as luzes do semáforo, por exemplo.

Outro ponto que deve ser analisado no momento da compra, é se existe efeito prismático, que é um efeito que causa uma percepção inadequada da distância real dos objetos.

E se existe algum tipo de distorção na imagem que está sendo visualizada pelo usuário. 

Os óculos falsificados, por não possuírem lentes de qualidade, proporcionam uma visão distorcida de vários objetos.

Armação

Na armação, deve ser verificado se existe algum defeito, ou se o acabamento possui irregularidades ou bolhas, indicando que elas não foram fabricadas adequadamente.

Além disso, elas tendem a ser mais frágeis, e fora do padrão.

Marcação

A marcação dos óculos originais é de fácil identificação, pois é possível perceber a qualidade na marcação que está presente na estrutura.

Ela não pode conter borrões ou falhas, precisa estar completa e bem definida. Nos produtos falsificados, é possível observar que a marcação desgasta com facilidade.

Embalagem

A embalagem de armazenamento do óculos de sol é um indicativo de originalidade. Ao comprar, a loja deve fornecer o conjunto completo, contendo o logo da marca e o código de barras.

Caso a embalagem seja inferior ao padrão apresentado pelo fabricante, desconfie da originalidade do produto.

 

Vale a pena usar óculos falsificados?

Apesar do custo ser mais acessível do que um óculos original, os óculos de sol falsificados podem causar inúmeros danos para a saúde dos olhos.

Por isso, invista em óculos de qualidade, garantindo que seus olhos estarão protegidos da ação nociva dos raios ultravioletas.

Na Óticas Ronaldo, você encontra os melhores óculos de sol, com preço justo e produtos de qualidade. Venha nos visitar!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *